Facilite seu trabalho utilizando intervalos nomeados em Excel

(Escrita pelo amigo Rodolpho Conti Mazzo)

Nomear intervalos é um recurso poderoso do Excel: podemos tornar nossas planilhas mais organizadas, facilitar a utilização de fórmulas e até mesmo usufruir de recursos únicos ao trabalhar em conjunto com Power BI.

Se você usa Excel no dia-a-dia, já percebeu que o campo em realce mostra a célula selecionada. Entretanto, sua função vai muito além disso: ao selecionarmos uma célula ou intervalo, podemos escrever um nome nesta caixa de texto, armazenando essa seleção específica para uso posterior.

Após nomeado, o intervalo pode ser facilmente resgatado através do menu drop-down:

Esse intervalo pode ser utilizado nas fórmulas, evitando que precisemos selecioná-lo manualmente ao escrevermos uma nova fórmula:

Outra funcionalidade é resgatar informações para serem utilizadas no Power BI. No seguinte exemplo, suponha que precisemos resgatar apenas a seleção a seguir e não possamos alterar o arquivo de origem.

Ao importarmos diretamente a planilha no Power BI, tudo seria importado, e trabalhando dessa forma, caso os funcionários decidam por adicionar uma nova linha ou coluna, nossa importação poderá parar de funcionar. Uma maneira de contornar esse problema é nomeando a tabela no Excel.

Dessa forma, ao importarmos o arquivo Excel no Power BI, teremos acesso direto à tabela do exemplo, e essa técnica continuará funcionando mesmo se forem inseridas linhas ou colunas no restante da planilha.

Ideias técnicas com uma pitada de filosofia

https://ideiasesquecidas.com/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s